sábado, 9 de outubro de 2010

Cidadania

Ontem fui fazer uma palestra como tema “cidadania: direitos e deveres”, em uma comunidade com muitas pessoas carentes e que enfrentam dificuldades de todas as ordens. Cheguei lá pensando que teria que fazer um imenso esforço porque as pessoas não se interessariam pelo assunto. Que engano! Que maravilhoso engano!
Saí de lá com o coração cheio de alegrias e emocionada com a participação daquelas pessoas.
Optei por deixar a teoria de lado e conversar com elas sobre a vivência dos nossos direitos e deveres, e que lindo foi vê-las interessadas, participantes, ávidas por conhecimento e desejosas por expressar-se.
Sai de lá recompensada por cada um dos olhos brilhantes que me acompanhavam, por cada um dos abraços que recebi na despedida, pela certeza de que a partir de ali pensarão e agirão de forma a contribuir melhor com sua comunidade, pois chegaram a conclusão de que Cidadania, é acima, de tudo o direito à convivência em que cada um exerce plenamente seus deveres, conhecendo seus direitos para os fazer valer.
Exercer a cidadania é isso, um desafio. É preciso estimular o respeito e a cooperação para uma sociedade com menos desigualdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário